sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PARA MELHOR COMPREENDER A EXEGESE E A HERMENÊUTICA

Por José Alfredo dos Santos Filho (Pastor, Teólogo, Escritor e Jornalista)

Pesquisadores e doutrinadores, nos diversos campos das ciências, das letras e das artes, por intermédio de suas teses e dissertações, fruto de exaustivos estudos, acabam por estabelecer as chamadas Correntes de Pensamento, que, a respeito de determinado assunto, tanto podem ser convergentes quanto antagônicas entre si, cabendo aos seus seguidores adotar o caminho que lhes pareçam mais adequado, a partir das interpretações exegéticas.
Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo e qualquer saber, tem práticas implícitas e intuitivas que, aliada à Hermenêutica, informa e encaminha a filiação do usuário às Correntes ou Linhas de Pensamento, que por sua vez, fazem Escolas.
Hermenêutica, a seu passo, é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretação de textos escritos. A palavra deriva do nome do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam à origem da linguagem e da escrita. Este é considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sem agressão e com argumentação lógica, coerente. Nunca faça comentários de assunto que não domina ou cão compreendeu, busque mais informações para melhor poder comentar. Seus comentários também são informação e Conhecimento. Sejam sábios!

HORA CERTA, É AQUI!

"NOVO MESSIAS" É RECEBIDO COM HONRAS E GLÓRIAS NA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BRASÍLIA

"NOVO MESSIAS" É RECEBIDO COM HONRAS E GLÓRIAS NA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BRASÍLIA
O culto realizado na igreja em Brasília no mês de outubro foi chamado de “Festival Global da Paz”, cujo objetivo seria “apresentar a mensagem do Reverendo Moon como o novo Messias”... (Clique na imagem para ler matéria completa).

VAMOS SER FILHOS DE DEUS?

Somos todos criaturas de Deus! Jesus, seu Filho amado, Unigênito veio para nos fazer filhos dEle. É através dos seus ensinamentos que chegamos a ser discípulos dEle, Jesus (João 8:31 - 14:21,23). Só assim chegaremos a estatura de varão perfeito. O religioso jamais saberá isso, porque entende que será salvo pelos rituais, cerimoniais, liturgias e tradições humanas, por isso acreditam e guardam tais ensino, como se fora divinos. O Crente em Jesus apenas crer e será liberto, salvo (João 8:32,36). Como disse Jesus: "Bem Aventurado aqueles que não viram e creram!" (João 20:29).

Adquira ainda hoje este livro-E-Book: (61) 3614-3214 / 9311-3952 ou pelo MSN: ieadpm@hotmail.com

Adquira ainda hoje este livro-E-Book: (61) 3614-3214 / 9311-3952 ou pelo MSN: ieadpm@hotmail.com
Este livro levará você a compreender o "por que" da escravidão em que vivem as pessoas, ainda que digam ser libertos e felizes. Em seus comportamentos elas domonstram infelicidade e escravidão em tudo o que fazem e acreditam. Basta observar e sentir que nada está bem...

Quem sou eu

Minha foto

Sou um eterno estudante, não me sinto mestre ainda, mas chego lá um dia. Gosto de ler, discutir, polemizar, descobrir, estudar, pesquisar, analisar a tudo com muito cuidado, atenção e carinho. Não desacredito das pessoas, mas sempre questiono o que elas me dizem, ou no que acreditam. Sempre forço a barra para que pensem, analisem, questionem e busquem a verdade, porque é isso que busco em toda minha vida: A Verdade!