Teologia (do grego: θεóς,transl. theos = "Deus" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre Deus. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas.
Evolução do termo
No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo suíço KarlBarth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:
- Teologia como o ramo fundamental da filosofia, também chamada filosofia primeira ou ciência dos primeiros princípios, mais tarde chamada de Metafísica por seus seguidores;
- Teologia como denominação do pensamento mitológico imediadamente anterior à Folosofia, com uma conotação pejorativa, e sobretudo utilizado para referir-se aos pensadores antigos não-filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).
Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de M. Terêncio Varrão, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior. A Teologia Sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.
Teodicéia, termo empregado atualmente como sinônimo de teologia natural, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (chamada Ensaio de Teodicéia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.
Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a Teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.
A teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia católica, a teologia mórmon, a teologia protestante, a teologia umbandista, a teologia hindu, e outras.
Sendo assim, a “teologia” é a ciência que estuda e explica as formas de deuses que os seres humanos ditam em toda sua trajetória de sua existência neste planeta. Através dos olhos dos povos a “teologia” enxerga não somente os “deuses” que eles criam, como também sua ação e seus desejos. Então, o ser humano é como um aparelho de televisão que transmite som, imagem e cor do ambiente e da pessoa (ou das pessoas e animais) que está sendo transmitido.
Quando estudamos os povos, sua origem, seus ancestrais, sua cultura em todos os níveis encontramos seus “deuses”. Descobrimos como atua e o que pedem em troca para os “abençoar’, e mediante a este comportamento descobrimos que “o criador é igual a sua criatura”, ou vice e versa.
Um sistema (do grego - sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego, o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Logo, a “teologia sistemática” é um conjunto de elementos com conteúdos religiosos, interconectados, que formam e organizam a própria religião. O sistematizar, impede de que qualquer um possa alterar o movimento de sua engrenagem, sem que tenha que quebrá-lo, danificá-lo, ou corrompê-lo.
Dogma é uma crença estabelecida, ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença.
Então, um dogma não pode ser negado, embora não queira dizer que seja verdadeiro. A “teologia dogmática” tem isso de criar dogmas, para que os iniciados estejam prontos para não negá-los, porque são divinos, transcedentes, fazendo-os essencialmente verdadeiros. Tudo o que ensinam, então, é nada mais que a pura e imutável verdade. A isso podemos chamar de “lavagem cerebral”, sem medo de errar.
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